CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL-  Workshop de Tricologia e Colorimetria no Palácio do Comércio

CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL- Workshop de Tricologia e Colorimetria no Palácio do Comércio

Evento acontece segunda-feira, com diversas novidades 

Raimundo Primeiro

Na segunda-feira, 17/09, será realizado, no Palácio do Comércio e Indústria de Imperatriz (PCI), das 9h às 18h, o Workshop de Tricologia e Cosmetologia, numa ação da 7ª Feira da Beleza de Imperatriz, com a tricologista e cosmetóloga Luciana Freitas, de Brasília (DF).

No workshop, Luciana Freitas falará sobre aplicação adequada de produtos químicos capilares, por meio de análises químicas, físico-químicas, químico-biológicas capilares, matéria-prima dos produtos e análise química.

Durante o workshop, serão abordados assuntos sobre padronização e controle de qualidade, tratamento prévio e complementar de produtos e resíduos, sendo que o objetivo é aprimorar a mão de obra de profissionais cabeleireiros, por meio de reciclagem atualizada, com Certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), conforme destacou a O PROGRESSO Luciana Freitas.

“Com esse curso técnico, busco intensificar o conhecimento dos produtos utilizados e dinamizar o vínculo da necessidade, conduzindo os profissionais à compra dos produtos usados no treinamento”.

Curso teórico, com dois módulos, sob o título “Jornada Técnica Científica em Cosmetologia”. Na primeira parte, sobre Tricologia, estrutura interna do cabelo (formato inovador, mostrando de que é formado o fio de cabelo), cutícula, córtex, medula, ph do cabelo, mostrando suas funções, entre outros; tipos de cabelo (afro caucasiano e asiático), além de doenças do couro cabeludo e das hastes capilares.

No segundo módulo, Luciana Freitas falará sobre Cosmetologia – características e funções (matéria-prima e reação na fibra), função decorativa, também denominada estética, que visa promover aperfeiçoamento na aparência do local onde o produto é aplicado.

Luciana Freitas aproveita para informar que função conservadora é aquela relacionada à proteção da pele e seus anexos diante dos efeitos de radiação, umidade, calor, frio intenso, dentre outros, de caráter físico.

Já a função corretiva é “aquela relacionada com produto cosmético, visando corrigir pequenas imperfeições ligadas à estrutura orgânica da pele e seus anexos”, reforça Luciana Freitas, acrescentando que “a mesma pode ser usada no equilíbrio de pequenas alterações funcionais ou fisiológicas”.

Outro assunto a ser tratado no curso: Cosmetologia, área da ciência farmacêutica que pesquisa, desenvolve, elabora, produz, comercializa e aplica produtos cosméticos. Estuda, ainda, os recursos de tratamento e embelezamento natural, baseado no uso de produtos, substâncias e embalagens, denominados genericamente de cosméticos de aplicação externa e superficial.

 

ENTREVISTA/LUCIANA FREITAS

 

 “Agressões externas aos cabelos em foco”

Na entrevista exclusiva a O PROGRESSO, Luciana Freitas, que desembarcou no meio da tarde de sexta-feira, 14/09, no Aeroporto Prefeito Renato Moreira, para ministrar segunda-feira Workshop de Tricologia e Colorimetria para profissionais de Imperatriz e região, fala sobre os desafios da profissão e como vencê-los, visando o êxito em um dos segmentos que mais crescem no mundo – o da beleza.

 

O PROGRESSO – O que vai ser abordado?

 LUCIANA FREITAS – Vou abordar um tema muito importante e que os profissionais têm dificuldade. Trata-se da Terapia Capilar, suprimindo as agressões externas aos cabelos, ativando o couro cabeludo, evitando a fibrose, ministrando nutrientes adequados para reforçar os folículos pilosos e a qualidade dos fios, estabilizando e, se possível, revertendo à queda do cabelo.

 

O PROGRESSO – Quais os desafios da profissão?

 LUCIANA FREITAS – São muitos os desafios. Até destroem sonhos e planos de muitos de nós.

 

O PROGRESSO – Já pensou em desistir da profissão?

 LUCIANA FREITAS – Talvez, por fazer algum trabalho que a cliente não tenha gostado ou por se achar incapaz de entregar o que ela desejava. Acredite: Eu também já me senti assim! É um sentimento que bate e que em muitos casos, não some, se não fizermos nada a respeito. Mas fique feliz. Eu consegui vencer e você também pode! Basta entender o que a cliente quer e ser capaz de entregar (ter capacitação).

 

O PROGRESSO – Sobre o curso?

 LUCIANA FREITAS – No Workshop de Colorimetria, a pessoa irá aprender e compreender de maneira rápida e fácil. Uma metodologia simples, por meio da qual garantimos o aprendizado.

 

O PROGRESSO – Qual o maior desafio na colorimetria capilar?

 LUCIANA FREITAS – Saber dos desafios, já é um bom começo. Apenas conhecê-lo, porém, não será o suficiente para resolvê-lo.

 

O PROGRESSO – Erros e falhas?

 LUCIANA FREITAS – Você já errou no cabelo da cliente? Com certeza, sim! E eu também!

 

O PROGRESSO – Hora de agir?

 LUCIANA FREITAS – Seja a protagonista da sua vida! Assuma as rédeas e tome a ação necessária para mudar.

 

O PROGRESSO – O fio de cabelo?

 LUCIANA FREITAS – Cutícula, córtex e medula.

 

O PROGRESSO – Sobre cores?

 LUCIANA FREITAS – Colorimetria Capilar é a ciência que estuda as cores no cabelo e produtos relacionados.

 

O PROGRESSO – Neutralização, o que é?

 LUCIANA FREITAS – Neutralização se dá quando eliminamos a cor indesejada e o cabelo revela a cor natural.

 

O PROGRESSO – Matização?

 LUCIANA FREITAS – É o processo que não se leva em conta altura e nem quantidade da cor existente no cabelo.

 

 Foto/Legenda

Crédito: Divulgação

Luciana Freitas: “Seja protagonista da sua vida”

Deixe um comentário